21 de fevereiro de 2010

Parte 28 - Qual o peso ideal?


Uma pergunta que não sai da minha cabeça, qual o peso ideal afinal de contas?

Pretendo expor um pouco, os meus pensamentos com relação a este tema. O assunto é importante no universo da gastroplastia, já que a resposta para esta pergunta, pode ser considerada muito relativa.

Tenho acompanhado bem de perto, mas bem de perto mesmo, a vida de alguns colegas que se submeteram à gastroplastia. Nós estamos sempre conversando a respeito deste assunto, trocando informações sobe nutrição, prática de exercícios e também de nossas conquistas após a cirurgia.

Para os mais antigos de cirurgia, percebo que cada um chegou num estágio, que de acordo com os seus objetivos e metas, a acaba considerando o resultado satisfatório. Nós sempre discutimos esse assunto nos fóruns, a questão do peso ideal, metas etc.

A verdade que essa questão do peso é bastante relativa, e acho que muito pessoal também. Eu acredito que quando a pessoa resolve se submeter ao procedimento, espera que todo o excesso de peso seja eliminado, ocorre que nem sempre o tal "milagre" acontece, pois cada pessoa tem um estilo de vida, e eu só parei para perceber isso agora, pois o tempo mostra que a cirurgia sozinha não faz milagre, e não faz mesmo.

Eu vejo que o sedentarismo ainda acompanha algumas pessoas, é questão de perfil mesmo, não gosta, acha chato etc. Eu compreendo que a vida moderna é muito complicada, muito trabalho e a chamada falta de tempo, são motivos para se esquecer desse ponto importante. Comigo era assim também, nos últimos anos, quando não estava na academia, pois em alguns momentos, eu até me motivava e malhava, sempre coloquei a desculpa na falta de tempo e no trabalho. Mas penso que esta cultura deve mudar, não da para deixar que esta rotina ruim volte.

O exercício físico tem que ser de 4 a 5 vezes por semana, e de agora em diante, eu programo a minha vida já contando com os exercícios, pois agora mais do que nunca, eles fazem parte da minha vida, e penso que farão para o resto dela.

Um colega falou uma frase marcante, que resolveu emagrecer para o esporte, e não usar o esporte para emagrecer.

Eu sempre curti esportes, insistia bastante, mas reconheço que usava a musculação e outros esportes para emagrecer, após meses na ralação, perdia 5 ou 6 Kg. Então eu desanimava, e acaba ganhando o peso de volta em dobro.

O meu objetivo inicial era esse, emagrecer para o esporte, e agora já tenho outros objetivos, que em breve serão executados.

E quanto ao peso ideal... Esta é uma questão muito particular, cada um com a sua meta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário