28 de julho de 2010

Benefícios que as atividades físicas podem trazer.

Os benefícios são muitos, no tratamento da obesidade, as atividades físicas sempre serão um grande aliado, pois elas estão ligadas diretamente ao processo de emagrecimento, torna-se essencial realizar alguma atividade, seja aeróbica ou mesmo anaeróbica.

Podemos dividir os benefícios em três esferas, ou seja, esfera fisiológica, psicológica e social. Dos benefícios fisiológicos, pode-se citar que em curto prazo, a atividade física permite estabilizar a quantidade de glicose no sangue, estimulando ao mesmo tempo as quantidades de adrenalina e noradrenalina e também proporcionando uma melhora no sono. Em longo prazo, provoca uma melhora na função cardiovascular, no tônus muscular, na flexibilidade, procurando preservar e restabelecer a mobilidade das articulações no equilíbrio, na coordenação motora e na velocidade do movimento.

Dos benefícios psicológicos, pode-se destacar em curto prazo, que proporciona ao indivíduo praticante um relaxamento e conseqüentemente uma diminuição do estresse e da ansiedade, auxiliando na melhora do humor dos indivíduos praticantes. Em longo prazo, provoca um bem estar geral, acarretando melhora na saúde mental e auxiliando inclusive no tratamento da depressão.

Dos benefícios sociais, em curto prazo, pode-se mencionar a socialização e a integração desses indivíduos a grupos sociais, e em longo prazo, por essa socialização a formação de novas amizades e companheirismos, além da ampliação das relações sociais. Analisando as três esferas citadas, verifica-se que a obesidade, causa justamente o efeito inverso.

Quando se está obeso mórbido, muitas vezes, é difícil fazer exercícios físicos, pois as articulações podem estar comprometidas, por causa do excesso de peso. A obesidade causa um ciclo vicioso, ou seja, como perder peso, se os exercícios podem “comprometer” a saúde do indivíduo também? Por isso que o estimulo da cirurgia, torna-se importante neste momento, pois a redução de peso no início é bastante significativa, e colocará o indivíduo numa condição melhor para a prática esportiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário